Casamento e Cortejo Estilo Americano

22:30

Já assistiu filmes que mostram casamentos americanos? Acho que sim né...e aí, já pensou em fazer o seu casamento igual? Parecia uma realidade muito distante e algumas pessoas podem achar estranho, mas desde que comecei a acompanhar blogs brasileiros de casamento percebi que o estilo de cortejo americano era bem mais comum do que eu imaginava. Especialmente quando se trata das cerimônias que acontecem durante o dia e ao ar livre, muitos casais optam por um cortejo diferente do tradicional. No meu caso, eu tinha uma quantidade maior de amigas solteiras que gostaria que fossem minhas madrinhas e não queria "criar" casais de solteiros só para poder fazer a entrada do cortejo, foi uma boa forma de convidar todas minhas amigas para este momento importante. 


A Tradição


As bridesmaids (damas de honra) tem um papel especial na tradição norte americana. Normalmente são amigas bem próximas ou irmã da noiva, e uma destas damas terá um "cargo" especial.  A melhor amiga da noiva ou irmã (ou qualquer outro parente próximo) será escolhida como Maid of Honor (se for solteira) ou Matron of Honor (se for casada). A Maid of Honor deve realizar algumas tarefas para auxiliar a noiva com os preparativos da festa do casamento, como por exemplo a escolha da decoração, preparar a festa de despedida de solteira, chá de cozinha e delegar algumas tarefas para as demais damas. 
A mesma regra vale para os homens, chamados de groomsmen e é escolhido o Best Man (melhor homem...rs) que também é dado para o melhor amigo do noivo. 
Um dos momentos mais esperados na festa de casamento é o discurso do Best Man e da Maid of Honor que geralmente tem um tom mais descontraído e relembra velhas histórias dos noivos.
Em relação a tradição dos trajes, normalmente as bridesmaids usam vestidos idênticos ou parecidos, podendo variar de acordo com a escolha da noiva. Podem usar modelos iguais e cores diferentes, ou modelos diferentes com a mesma cor ou tons próximos, por assim vai. E para finalizar o look, as mulheres também entram com um pequeno bouquet similar com o da noiva.
Outra grande diferença entre a tradição americana e a brasileira é a ordem do cortejo. Neste caso não se deve formar um casal na entrada, homens e mulheres entram em fila separadamente. As mulheres se posicionam no altar ao lado da noiva (esquerdo) e os homens ficam do lado do noivo (direito).

Como planejar um casamento estilo americano?


Primeiramente, você precisa analisar quem são os padrinhos e madrinhas que você pretende convidar e ver se este estilo de casamento pode dar certo para vocês. O que vocês devem levar em conta:
  • Tem muitas (os) amigas (os) solteiras (os)
  • Não se sente confortável em convidar namorados(as) das suas amigas(os) que não tem muito contato só para conseguir formar um casal
  • Quer uma cerimônia descontraída e diferente
  • Se a cerimônia for realizada dentro de uma igreja, verifique as regras da sua igreja se é permitido a alteração da entrada dos padrinhos/madrinhas 
  • Para os padrinhos e madrinhas que já possuem um relacionamento estável, precisa conhecer bem o perfil de cada um e refletir sobre como seria a reação deles. Eles compreenderiam o motivo e concordariam com a sua escolha? Algumas pessoas podem ficar magoados por não poder convidar o cônjuge e até mesmo recusar o convite de padrinho/madrinha, para estes casos deve ser dado maior atenção antes de fazer o convite e ficar em uma posição constrangedora.
Também é possível somente adicionar o papel das bridesmaids no cortejo, convide suas melhores amigas solteiras para entrar como damas de honra adulta (também conhecida pelo termo madeimoselle) e mantenha a formação dos casais de padrinhos tradicionais. 
Nesta opção, é importante que as damas de honra adulta usem vestidos iguais ou somente cores iguais, e para os casamentos informais, elas podem usar vestidos na altura do joelho. Fica lindooo! E deixe as outras madrinhas de casamento à vontade para escolher os vestidos, ok? ;)


Cortejo de entrada e saída


Opção de Entrada 1

- Entrada do noivo acompanhado com o pai e a mãe
- Entrada dos padrinhos (somente os homens)
- Entrada das madrinhas (somente as mulheres)
- Entrada da daminha de honra e pajem
- Entrada da noiva acompanhada com o pai e a mãe

Opção de Entrada 2

- Entrada do noivo com a mãe
- Entrada da mãe da noiva e pai do noivo
- Entrada dos padrinhos (somente os homens)
- Entrada das madrinhas (somente as mulheres)
- Entrada da daminha de honra e pajem
- Entrada da noiva acompanhada com o pai

Opção de Entrada 3
- Entrada do noivo com a mãe
- Entrada da mãe da noiva e pai do noivo
- Entrada das damas de honra adultas (madeimoselle)
- Entrada dos casais de padrinhos
- Entrada da daminha de honra e pajem
- Entrada da noiva acompanhada com o pai

Opção de Saída 1

- Madrinhas cumprimentam os noivos
- Padrinhos cumprimentam os noivos
- Padrinhos e madrinhas formam uma fila (homens na frente das mulheres e se posicionam no corredor)
- Os pais cumprimentam os noivos
- Noivos saem do altar e passam no meio dos padrinhos e madrinhas
- Padrinhos e Madrinhas jogam flores/arroz/papel picado nos noivos
- Logo em seguida, os pais saem acompanhando os noivos
- Padrinhos e madrinhas saem intercalados

Opção de Saída 2

- Casal de padrinhos cumprimentam os noivos
- Damas de honra adultas cumprimentam os noivos
- Casais e damas formam uma fila no corredor
- Os pais cumprimentam os noivos
- Noivos saem do altar e passam no meio dos padrinhos e madrinhas
- Casais de padrinhos e damas jogam flores/arroz/papel picado nos noivos
- Logo em seguida, os pais saem acompanhando os noivos

- Padrinhos e damas saem intercalados


Aproveita e vem aqui nest post conferir todos as fotos do meu casório!

Já conhece as redes sociais do blog? Bora seguir! :)

You Might Also Like

0 comentários